segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Formação UCA Módulo III (2ª fase)


A formação do módulo IIIA da escola Municipal Almeida Veras foi realizada no dia 01 e 02 de fevereiro de 2011. As mudanças nas datas de formação foram propostas por professores e a equipe de gestão da escola, por conta da implantação do projeto relacionado ao circuito campeão.
A formação foi iniciada com a leitura de uma mensagem de incentivo e perseverança para os cursistas, logo após a oração, houve a exposição das expectativas e opiniões sobre o projeto UCA. Os cursistas se mostraram apreensivos com a utilização dos laptops em sala de aula, alguns colocaram que estão sobrecarregados com a quantidade de projetos que estão desenvolvendo e estão preocupados com a preparação das aulas para utilização dos laptops.
Os cursistas foram tranqüilizados, destacando que os laptops estão na escola para auxiliar os alunos e professores a desenvolver de forma ágil, e com maior qualidade a proposta curricular e as habilidades referentes a cada disciplina. O projeto UCA não deve ser tratado como mais um projeto, e sim, como um agente de inclusão e transformação social que está em seu desenvolvimento, podendo sofrer alterações de acordo com o meio em que ele está inserido.
As metodologias foram distribuídas por interesse, sendo: Resolução de Problemas, Problematização, Desafios, Trilhas, Escrita coletiva, Projetos de Aprendizagem. Houve a orientação para desenvolvimento de um relatório sobre os temas estudados e elaboração de uma apresentação de forma criativa, gerando ênfase as experiências pedagógicas, as expectativas dos alunos e a interação com a comunidade local.
Durante as apresentações os cursistas comentaram sobre cada metodologia, e destacaram que não há a necessidade de “inventar” novas técnicas, pois a maioria já é aplicada sem maior freqüência e necessita apenas de adaptações.
Gostaria de parabenizar a todos os cursistas que participaram da formação e estão valorizando o projeto UCA. Cada profissional é responsável pelo sucesso do projeto, e o sucesso depende da participação e interação de todos.
Weslley Nunes da Silva
Tutor UCA Gurupi - TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário